terça-feira, 23 de outubro de 2018

Udesc Lixo Zero se destaca em prêmio nacional para projetos de sustentabilidade

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ficou entre os três principais projetos do 1º Prêmio Lixo Zero do Brasil na categoria "Educação e conscientização".


O projeto Udesc Lixo Zero recebeu certificado de destaque em cerimônia de premiação realizada no sábado, 20, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.



Técnicos Gustavo Kogure e Marcelo Cardoso seguram certificado
entregue em evento no RJ - Foto: Ana Luiza.

Com seis categorias, a iniciativa foi uma realização do Instituto Lixo Zero Brasil e do movimento Menos 1 Lixo. Também ganharam certificados as três melhores ações de redução e reúso; reciclagem e sistemas de reciclagem; estilo de vida; compostagem; e ações comunitárias.


Imagem do Museu do Amanhã - RJ. Foto: Marcelo Cardoso.


"A Udesc foi a única instituição de ensino superior indicada para o prêmio. Isso mostra como estamos à frente quando se trata de lixo zero no âmbito universitário", destaca o coordenador-geral do Udesc Lixo Zero, Gustavo Kogure.

Sobre a iniciativa

Até 2022, o projeto da universidade tem a missão de evitar a ida de 90% de todos os resíduos gerados nos campi da universidade para aterro, incineração e meio ambiente.

Entre as ações já realizadas, estão a 1ª Semana Lixo Zero Udesc, em 2017; a criação da Rede de Cooperação Acadêmica Internacional Lixo Zero; e o primeiro evento de jogos universitários lixo zero no Brasil. Além disso, a 2ª Semana Lixo Zero Udesc ocorre até 26 de outubro.

O projeto integra o programa Udesc Sustentável, que institucionaliza as ações de sustentabilidade da instituição dentro do Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gustavo.kogure@udesc.br.

Siga as novidades da Udesc pelo FacebookInstagramTwitterWhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente sua conta de e-mail, o Office 365 e o Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010


quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Saiba a forma correta de separar o "lixo" na sua casa


Acompanhe mais uma reportagem sobre o Lixo Zero na Udesc (aqui).




A Udesc está nessa reportagem da RIC TV, que bacana!

Uma observação em relação a esta reportagem, não concordamos com a parte que a Karina da Silva comenta que um pratinho de plástico um pouco sujo deva ser descartado como REJEITO ao invés de ser colocado no RECICLÁVEL, pois muitos especialistas dizem que não tem problema colocar, por exemplo, um copo ou prato de plástico (um pouco sujo) no residuário de RECICLÁVEL, pois as máquinas já possuem a capacidade de lavar durante o processo de reciclagem.
Se possível, sugere-se retirar o excesso de sujeira do material reciclável para evitar o mau cheiro. 


“Em qualquer processo de reciclagem, o resíduo será submetido a um processo de higienização. Não há necessidade de uma lavagem aprofundada do material”, explica Carlos Silva Filho, diretor-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Método de Compostagem desenvolvido na Udesc de Lages


Saiba como funciona o Método Lages de Compostagem.
É muito fácil!


quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Redução do uso de copos descartáveis e economia de recursos públicos

Ao compararmos os períodos de Janeiro a Setembro de 2017/2018, nota-se que a Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc conseguiu reduzir em 30.500 unidades a quantidade de copos plásticos descartáveis utilizados, o que equivale a uma redução de 38% de 2017 para 2018. Esta redução foi bastante significativa se percebermos que foi no período de apenas um ano, mas ainda precisamos melhorar e reduzir ainda mais, já que a meta é sermos LIXO ZERO*!

Nota-se que esta redução da utilização de copos descartáveis aqui analisada foi apenas dentro da "Reitoria" da Udesc (que possui 27 setores e algumas áreas em comum, como corredores), não foram contabilizados até o momento a redução na utilização em toda a universidade, que possui 12 Centros de Ensino. Outra observação, a redução não foi ainda maior porque em alguns corredores possuem bebedouros de água com bombona, pois não tem uma ligação com a rede de água. Neste caso, não dá para instalar aqueles bebedouros que aperta e sobe (ou desce) água filtrada ... e como as bombonas de água estão instaladas em corredores de acesso ao público, ainda estão sendo disponibilizados os copos descartáveis para as pessoas (visitantes) poderem beber água, mas a ideia é eliminar estes copos descartáveis e bombonas e substituí-los por bebedouros em que a pessoa aperta e a água sobe, para evitar a necessidade de copos descartáveis!

Ou seja, foram utilizados MENOS 27.200 copos de plástico de 180 ml e MENOS 3.300 copos de plástico de 50 ml, o que equivale a uma redução de custos financeiros equivalente a aproximadamente R$ 665,00 neste período, valor que literalmente "iria para o lixo", ou melhor, para o "residuário dos recicláveis"!

Ao aplicarmos, neste caso, a substituição dos copos descartáveis por canecas/copos reutilizáveis, estamos adotando os conceitos "Repensar", "Reduzir" e "Reutilizar", previstos no Programa Lixo Zero. 

Nota-se a importância que o Lixo Zero pode ter em relação a economia de recursos públicos em nível federal, estadual e municipal, já que o Brasil possui 26 estados (mais o Distrito Federal) e 5.561 municípios. Cada município possui diversos setores dentro das Secretarias (Educação, Habitação, Infraestrutura, Saúde, etc), dentro das Fundações Públicas, dentro dos Hospitais e Postos de Saúde, das Escolas, das Delegacias, Câmara dos Vereadores, etc. Cada estado possui diversos setores dentro das diversas Secretarias, Escolas, Universidades, Tribunais como o de Justiça e de Contas, Assembleia Legislativa, etc). Já imaginou se todos estes órgãos públicos adotassem o Selo Setor Lixo Zero???

Nossa, quantos recursos públicos poderiam ser economizados e aplicados naquilo que realmente necessita como, por exemplo, pintura  e compra de equipamentos (computadores) para as escolas públicas!

Nota-se que o que falta no Brasil é uma boa gestão pública ... e o conceito LIXO ZERO pode ajudar na economia de recursos (ou seja, recursos financeiros) tanto nos órgãos públicos, quanto nas organizações privadas (que também podem economizar muitos recursos financeiros e ainda ajudar a preservar a natureza)!

Além desta redução, nota-se que também foram evitados que aproximadamente 12.000 copos de plástico fossem utilizados durante os Jogos internos da Udesc - Jiudesc, que ocorreram no período de 27/abril a 01/maio de 2018.


 Fonte deste Gráfico: Setor de Almoxarifado da Udesc em 28/09/2018.

* A universidade se comprometeu a reduzir em até 90% a quantidade de resíduos até o ano de 2022!