quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Redução do uso de copos descartáveis e economia de recursos públicos

Ao compararmos os períodos de Janeiro a Setembro de 2017/2018, nota-se que a Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc conseguiu reduzir em 30.500 unidades a quantidade de copos plásticos descartáveis utilizados, o que equivale a uma redução de 38% de 2017 para 2018. Esta redução foi bastante significativa se percebermos que foi no período de apenas um ano, mas ainda precisamos melhorar e reduzir ainda mais, já que a meta é sermos LIXO ZERO*!

Nota-se que esta redução da utilização de copos descartáveis aqui analisada foi apenas dentro da "Reitoria" da Udesc (que possui 27 setores e algumas áreas em comum, como corredores), não foram contabilizados até o momento a redução na utilização em toda a universidade, que possui 12 Centros de Ensino. Outra observação, a redução não foi ainda maior porque em alguns corredores possuem bebedouros de água com bombona, pois não tem uma ligação com a rede de água. Neste caso, não dá para instalar aqueles bebedouros que aperta e sobe (ou desce) água filtrada ... e como as bombonas de água estão instaladas em corredores de acesso ao público, ainda estão sendo disponibilizados os copos descartáveis para as pessoas (visitantes) poderem beber água, mas a ideia é eliminar estes copos descartáveis e bombonas e substituí-los por bebedouros em que a pessoa aperta e a água sobe, para evitar a necessidade de copos descartáveis!

Ou seja, foram utilizados MENOS 27.200 copos de plástico de 180 ml e MENOS 3.300 copos de plástico de 50 ml, o que equivale a uma redução de custos financeiros equivalente a aproximadamente R$ 665,00 neste período, valor que literalmente "iria para o lixo", ou melhor, para o "residuário dos recicláveis"!

Ao aplicarmos, neste caso, a substituição dos copos descartáveis por canecas/copos reutilizáveis, estamos adotando os conceitos "Repensar", "Reduzir" e "Reutilizar", previstos no Programa Lixo Zero. 

Nota-se a importância que o Lixo Zero pode ter em relação a economia de recursos públicos em nível federal, estadual e municipal, já que o Brasil possui 26 estados (mais o Distrito Federal) e 5.561 municípios. Cada município possui diversos setores dentro das Secretarias (Educação, Habitação, Infraestrutura, Saúde, etc), dentro das Fundações Públicas, dentro dos Hospitais e Postos de Saúde, das Escolas, das Delegacias, Câmara dos Vereadores, etc. Cada estado possui diversos setores dentro das diversas Secretarias, Escolas, Universidades, Tribunais como o de Justiça e de Contas, Assembleia Legislativa, etc). Já imaginou se todos estes órgãos públicos adotassem o Selo Setor Lixo Zero???

Nossa, quantos recursos públicos poderiam ser economizados e aplicados naquilo que realmente necessita como, por exemplo, pintura  e compra de equipamentos (computadores) para as escolas públicas!

Nota-se que o que falta no Brasil é uma boa gestão pública ... e o conceito LIXO ZERO pode ajudar na economia de recursos (ou seja, recursos financeiros) tanto nos órgãos públicos, quanto nas organizações privadas (que também podem economizar muitos recursos financeiros e ainda ajudar a preservar a natureza)!

Além desta redução, nota-se que também foram evitados que aproximadamente 12.000 copos de plástico fossem utilizados durante os Jogos internos da Udesc - Jiudesc, que ocorreram no período de 27/abril a 01/maio de 2018.


 Fonte deste Gráfico: Setor de Almoxarifado da Udesc em 28/09/2018.

* A universidade se comprometeu a reduzir em até 90% a quantidade de resíduos até o ano de 2022!

Nenhum comentário:

Postar um comentário